29 maio 2012

Como Organizar os Estudos!

As férias estão chegando ai, mas tem muita gente ainda ralando pra se dá bem no final do semestre (eu sou uma delas, rs), e gente também estudando muuuuito pro vestibular. Inclusive as inscrições do Enem 2012 abriam ontem, então coooooorre!
Bom, hoje parei pra estudar muita coisa, pois essa semana já começa as minhas provas e resolvi mostrar um pouco da "minha organização" para os estudos. Sei que é difícil, e meio complicado, mas eu tento de tudo para não me dar mal.


Então, primeiramente eu estou cursando o 2º Semestre de Nutrição, não era exatamente o que eu queria, eu cheguei a prestar vestibular para Design de Moda, que era o que eu queria/quero, mas ao ver que aqui na minha cidade na maioria das Faculdades o curso é considerado como Curso Tecnologico de apenas 2 anos, sendo assim contando menos no currículo. Dai meu pai não aceitou, e tive que escolher outra área pela qual eu não queria nenhuma sabe? Mas sempre tive a curiosidade na área de Saúde, por isso optei por Nutrição.

E quando você chega na faculdade é totalmente diferente né? Nada de professores escrevendo no quadro, eles "geralmente" chegam lá e falam a aula toda, ou seja, ou você presta bastante atenção e tem a facilidade de lembrar de tudo ou escreve tudo que ele fala. E eu opto pela segunda opção (sou dessas). HAHAHAH. Eu escrevo TUDO que eles falam e faço até desenhos como podem vê na foto. Então a minha primeira dica é exatamente sobre isso, pois todas nós meninas nos preocupamos em deixar o nosso caderninho sempre bem bonito e organizado, mas na aula na correria em que o professor fala, não dá gentchê, é impossível! Então o que eu faço é levar folhas de caderno velho ou folhas de fichário para serem os meus rascunhos, que dai eu escrevo correndo sem aquela preocupação de escrever errado, de rabiscar, de se preocupar com a letra feia, sem usar as canetinhas coloridas, (kkk). Dai só quando eu chego em casa ou no outro dia (porque faço faculdade a noite e chego meio tarde em casa) pego meus rascunhos e passo para o caderno e aproveitando assim já estudando o assunto.




Já ta ai organizadinho, e as canetinhas coloridas são super validas sim, mesmo você já estando na faculdade, hahahah, marcando algo importante e tal, é só não exagerar ok?
Minha próxima dica é a seguinte, se você tem um mural no seu quarto ou papeis de lembretes, coloquem tuuudo que é data de trabalho, de prova, de apresentação, de tudo que você tem que fazer em um lugar só e super visível. Bom, eu tenho um mural no meu quarto, porém é de fotos e eu prefiro não misturar as coisas, dai eu pego simplesmente uma folha de oficio e coloco tudo que tem de importante;


Como já ta no fim do semestre o papel ta assim vazio e com algumas coisas já riscadas porque já foram tarefas realizadas, fora que esse papel ai já foi trocado umas 3 vezes. É muita coisa gente e eu escolhi justamente colocar este folha de tarefas bem na parede do computador, pois eu vivo no computador sempre, eu olho todos os dias, então não tem como eu não olhar para as tarefas também, não tem como se livrar disso, kk. Outra dica também é você ir marcando no calendário do seu celular, marcando o dia o que é pra fazer e botar como alertar no dia, é um meio também que você pode utilizar pra não esquecer de alguma coisa.

E como vocês viram não tem muito mistério sabe? O importante mesmo é não deixar acumular a matéria, se hoje você tem aula, ou você estuda hoje o assunto da aula dada ou amanhã, NO MÁXIMO! É muito bom, pois a sua mente ainda está limpa e ainda consegue se lembrar de como foi explicado na aula. Ajudando assim a compreensão do assunto. Anotar as tarefas também é sempre bom, pra não chegar um dia antes e você ficar naquele desespero pra concluir a atividade. Bom, é isso, espero ter ajudado :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário